Secretaria de Educação promove encontro dos psicólogos do Projeto AJA

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, junho 21, 2017 as 07:51 | Voltar

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED), preocupada com a formação continuada de seus educadores, inicia nesta terça-feira (20.6), às 13 horas, o 1º Encontro de Formação de Psicólogos Licenciados do Projeto AJA-MS “Protagonismo Juvenil e a Contemporaneidade”, ofertando a esses profissionais momentos de estudo, reflexão e discussão necessários para aprimorar as práticas de aprendizagem e o desenvolvimento dos adolescentes do AJA-MS.

O encontro reunirá até esta quarta-feira (21.6), no auditório Germano de Barros, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, os psicólogos que atuam nas 51 escolas estaduais com o projeto, para promover, junto a esses profissionais, o estudo e o diálogo, a troca de experiência e os saberes científicos e de vida que permeiam suas ações com os adolescentes nas escolas do Projeto AJA-MS.

O evento receberá, também, os coordenadores de programas educacionais das Coordenadorias Regionais de Educação de Mato Grosso do Sul (CREs), responsáveis pelo gerenciamento das políticas educacionais em suas respectivas regiões e que acompanham as escolas da Rede Estadual de Ensino que ofertam o projeto AJA-MS oferecendo suporte pedagógico para a gestão da aprendizagem e a consecução dos objetivos educacionais do projeto.

Na programação estão previstas as palestras: Protagonismo Juvenil e a Contemporaneidade; Diálogos entre Neurociência e Educação; Estatuto da Criança e do Adolescente e Sistema de Garantia de Direitos; Adolescência e o Uso de Substâncias; A escola, o jovem e sua aprendizagem; além de oficinas e mesas redondas sobre temas ligados ao dia a dia do AJA.

Sobre o AJA

O Projeto Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul (AJA-MS), implantado em 43 municípios e 51 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, oportuniza a mais de 4.500 jovens estudantes de 15 a 17 anos, com distorção de idade/ano, a possibilidade de acesso ao sistema educacional e à complementação dos seus estudos de forma integrada, qualificada e participativa.

Sobre o psicólogo escolar

O psicólogo escolar é o profissional que atua em instituições escolares educativas, bem como dedica-se ao ensino e à pesquisa na interface psicologia e educação. Ressalta-se que esse profissional é de extrema importância para o trabalho no Projeto de Curso AJA-MS, pois ele implementa ações de acompanhamento do processo de aprendizagem do estudante, do desenvolvimento humano, da escolarização em todos os níveis, da inclusão no âmbito educacional, da gestão psicoeducacional e da formação continuada de professores.

Fonte: SED