Proerd completa 20 anos em Mato Grosso do Sul

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, junho 21, 2017 as 12:26 | Voltar

Campo Grande (MS) – Nesta quinta-feira (22) acontece o evento de comemoração dos 20 anos de implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência no Estado de Mato Grosso do Sul (PROERD), o programa já atendeu cerca de 300 mil jovens sul-mato-grossenses.

O Proerd tem como objetivo a aproximação da Polícia Militar com a comunidade, família e escola. É uma atividade preventiva, que busca conscientizar as crianças e adolescentes e ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes. Tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles nos Estados Unidos com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policias , tendo sido adaptado para a realidade do Estado. O Programa é ministrado exclusivamente por Policiais Militares que são rigorosamente selecionados e possuem curso de formação de instrutor, estando preparados para trabalhar com crianças de 9 a 12 anos.

Para o governador Reinaldo Azambuja, o Proerd tem feito um trabalho de excelência nestes 20 anos de existência, principalmente em relação à conscientização dos jovens de Mato Grosso do Sul. “O trabalho de orientação desenvolvido pelo programa, tenho certeza que pode contribuir para a redução de incidência do uso de drogas nas famílias brasileiras”, pontuou Azambuja.

Já o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, afirmou que é preciso chamar a atenção da sociedade em relação à questão das drogas, que já se tornou uma “pandemia nacional”. “As drogas atingem todos os segmentos sociais, por isso nós temos discutir e unir esforços, uma vez que não depende somente da segurança pública para que esse assunto possa sair do discurso e ter ações práticas. A secretaria no âmbito estadual tem buscado tomar todas as medidas preventivas e repressivas, prova disso são os números. Em 2001 nós apreendemos um pouco mais de 44 toneladas de drogas, já em 2016 foram quase 300 mil quilos”, frisou Barbosa.

Programação:
22/06/2017 – Quinta-feira- Formatura do PROERD e Caminhada pela vida
Local: Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo
Horários: 8h – Solenidade e 9h30 – Início da Caminhada

23/06/2017 – Sexta-feira – Culto Ecumênico em Agradecimento aos 20 anos de Atividades do PROERD
Local: Plenário da Câmara Municipal de Campo Grande

24/06/2017- Sábado: Torneio de Futebol do Projeto Bom de Bola, Bom na Escola