Fundação de Turismo de MS traz novidades na programação do Festival de Inverno de Bonito

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, julho 3, 2017 as 08:18 | Voltar

Campo Grande (MS) – Durante quatro dias, Bonito será palco de múltiplas manifestações culturais em um dos maiores eventos da Região Sudoeste do Estado, o Festival de Inverno de Bonito (FIB), que acontece entre os dias 27 e 30 de julho. Este ano o festival traz novidades e diversas atrações como apresentação de teatro, cinema, artes, dança, fotografia, gastronomia, oficinas, artesanato, literatura, música e uma programação especial para as crianças. O evento é realizado pelo Governo do Estado, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania (SECC), da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) e da Prefeitura de Bonito.

Consolidado como destino de natureza nos segmentos de Ecoturismo e Aventura, o município atrai turistas nacionais e internacionais o ano todo e o número de visitantes aumenta durante o evento. Pensando nisso, a Fundtur-MS está organizando diversas ações para potencializar o setor turístico e garantir o Turismo Responsável e Proteção à Infância.

Para o diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, o Festival de Inverno é um dos eventos mais importantes para a geração de fluxo turístico para o estado. “Além de ser um evento cultural ele reforça todas as manifestações, desde o artesanato, a música e a gastronomia. O Festival está com uma programação muito interessante que valoriza a cultura, os artistas sul-mato-grossenses e com uma novidade este ano: a Mostra Gastronômica”, destacou.

A Mostra Gastronômica do Festival de Inverno de Bonito tem o objetivo de valorizar a gastronomia local e sua relevância no patrimônio cultural. Realizada pela Fundação de Turismo, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel, a mostra também vai estimular os visitantes a apreciar e consumir os produtos nos estabelecimentos, promovendo o desenvolvimento socioeconômico do município.

Os estabelecimentos participantes, como restaurantes, bares e lanchonetes oferecerão no cardápio alguns pratos que reforçam a identidade cultural do município. Através de voto popular, será escolhido o prato que representará o Festival de Inverno de Bonito de 2017. A entrega dos troféus será feita aos 1º, 2º, 3º lugares de acordo com a maior pontuação alcançada até dia 30/07, às 19hs, data do encerramento da mostra.

Quem pretende participar deve entrar em contato com a Abrasel de Bonito, no telefone (67) 99224-7923. Vinte estabelecimentos já confirmaram a participação no evento.

Turismo Sustentável e Infância
O Turismo Sustentável e Infância ganhará um espaço especial na cidade. Serão realizadas várias atividades com foco no Turismo Responsável e Proteção à Infância, as ações começam antecipadamente, no dia 24 de julho. Neste processo estão três princípios básicos: turismo sustentável, responsabilidade social das empresas e proteção integral da criança e do adolescente. O objetivo principal é a prevenção e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no âmbito do turismo.

O assunto também será pauta no Encontro Estadual de Gestoras Municipais de Políticas para Mulheres, que será realizado no Sebrae, no dia 28, a partir das 8h.

Conforme a gestora de ações sociais da Fundação de Turismo, membro da Comissão Intersetorial e conselheira do Conselho Estadual da Criança (Cedca), Tânia Regina Comerlato, os profissionais do trade turístico de Mato Grosso do Sul devem firmar compromisso com a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, no sentido de prevenir as violações de direitos dos mesmos em seus equipamentos.

Entre as ações também estão previstas sensibilização, panfletagens, roda de conversa e palestras, todas realizadas pela Fundtur juntamente com a Subsecretaria Estadual de Políticas para as Mulheres. A proposta é difundir a questão sustentável na proteção da infância no turismo, sensibilizar os prestadores de serviços turísticos e a sociedade em geral para se engajarem na causa e denunciarem os casos.

Denúncia
A Fundtur reforça que há vários canais que podem ser utilizados para casos de denúncias, como o telefone 0800-647-1323 ou o Disque 100, serviço de atendimento telefônico gratuito, sigiloso e que funciona 24h todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100. As denúncias também podem ser feitas na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) e os Conselhos Tutelares. As denúncias podem ser anônimas e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado pelo demandante.

Raquel dos Passos – Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo e Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS)