Livro que conta a história da Cassems será lançado hoje no Centro de Convenções

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, agosto 24, 2017 as 09:21 | Voltar

Campo Grande (MS) - Escrito pelo professor Eronildo Barbosa da Silva, o livro “Cassems 15 anos – Autogestão em Saúde: Um Sonho Possível”, que narra os 15 anos de história da Caixa dos Servidores, será lançado hoje (24), às 18h30, no Salão de Exposição Loyde Bonfim de Andrade, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

Criada em 2000, após a reforma administrativa do Estado que extinguiu o Previsul, órgão que oferecia assistência à saúde aos servidores públicos estaduais, a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) é, hoje, o maior plano de saúde de autogestão do Estado e um dos maiores do Brasil.

Desde a sua criação, a Cassems cresceu, inovou, profissionalizou-se e mudou a vida dos sul-mato-grossenses tanto na saúde, quanto na economia. Ela não cresceu apenas em estrutura, mas também na quantidade e na qualidade de atendimentos. Os 77 mil servidores públicos que acreditaram na Caixa dos Servidores ali no começo, hoje totalizam mais de 200 mil vidas, entre titulares e dependentes.

Para o escritor do livro, Eronildo Barbosa da Silva, a história da Caixa dos Servidores deve ser conhecida pela população e servir de inspiração para outras empresas.

“Sinto-me muito honrado de poder participar desse projeto tão importante, como autor do livro que conta a história dessa empresa tão fundamental para os sul-mato-grossenses, principalmente por ela ter sido construída por servidores públicos. As pessoas precisam conhecer a história da Cassems para que ela sirva de inspiração e influência para outras empresas. Então, para mim, é um motivo de muita honra ter sido convidado para tal e sou muito grato à diretoria, aos colaboradores e beneficiários da Caixa dos Servidores por esse convite”, afirma Barbosa.

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, conta como um sonho que começou tímido, há 15 anos, se transformou em um dos maiores planos de autogestão do país e referência de autogestão para todo o país.

“Não é apenas a vida de personalidades de histórias marcantes que merece uma biografia, organizações que reúnem muitas vidas e marcaram a história também merecem ser contadas. São organismos vivos, feitos de pessoas, e são essas pessoas que inovam, movem e dão vida às instituições, transformando a sociedade. É difícil traduzir em palavras a luta de homens e mulheres que, há 15 anos, ousaram, com sabedoria e coragem, criar a Cassems, inaugurando um modelo de organização e gestão em saúde a partir da construção participativa e coletiva, fortalecendo a prática da reciprocidade. Analisando a sua trajetória, avaliando todos os desafios, todas as conquistas, sem deixar de fora as dificuldades e superações, vem-nos a certeza de que essa luta não foi em vão. É gratificante fazer parte da construção e da condução de um dos maiores planos de saúde de autogestão do país”, avalia Ayache.

Melhores e Maiores

Pelo nono ano consecutivo, a Cassems está entre as maiores empresas do Brasil, segundo o ranking “Melhores e Maiores”, da revista Exame. De acordo com o levantamento, a Caixa dos Servidores é a 940ª maior empresa do país, a 9ª do Mato Grosso do Sul e a 68ª maior do Centro-Oeste.

A pesquisa da revista Exame está na 44ª edição e lista as mil maiores e melhores empresas do Brasil. Esta análise é feita por meio de demonstrações financeiras das entidades e outros quesitos como: lucro, patrimônio, rentabilidade, capital circulante, liquidez, endividamento e número de empregados.

O principal diferencial que levou a Cassems a subir do patamar regional para o nacional é a preocupação em reinvestir a sua receita na sua estrutura e na constante melhoria da qualidade do atendimento. A Caixa dos Servidores não visa lucros e investe seus recursos no próprio patrimônio e em ações que melhorem a saúde e a qualidade de vida do servidor público de Mato Grosso do Sul. Hoje, a Cassems é o maior plano de saúde em autogestão para servidores públicos estaduais do país e cuida da vida de mais de 200 mil beneficiários da Caixa dos Servidores.