PM comemora 182 anos de criação com entrega de homenagens

Campo Grande (MS) – A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul comemora nesta semana 182 anos, e hoje (05) acontece a solenidade alusiva ao aniversário da instituição, que deverá ocorrer às 9h, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

Durante o evento também haverá a outorga da Medalha do Mérito e da Medalha da Insígnia do Mérito a autoridades civis, militares do Estado e a militares de outras forças. Além do compromisso de 29 novos oficiais recém promovidos ao primeiro posto do oficialato.

A mais alta honraria da PMMS, a Medalha do Mérito, destina-se a reconhecer aqueles que tenham prestado relevantes serviços à corporação, no que diz respeito ao aperfeiçoamento e projeção da instituição. Este ano, 128 pessoas serão homenageadas, sendo destas 28 autoridades civis, 71 policiais militares e 29 militares de outras forças.

Também serão entregues 113 Medalhas da Insígnia do Mérito, sendo que destas 22 serão para autoridades civis, 81 para militares da PMMS e 10 para militares de outras forças. A honraria é utilizada para agraciar pessoas que contribuíram com o desenvolvimento de ações em prol da segurança pública e apoiado o trabalho da corporação.

Na solenidade ainda serão entregues medalhas da Polícia Boliviana a autoridades brasileiras e também da Academia Sul Brasileira de Medalhística.

Histórico

No dia 05 de setembro de 1835, o governo provincial do então Estado de Mato Grosso, criou o corpo policial nominado Homens do Mato. Com o advento da Guerra do Paraguai, o aparato passou à denominação de “Companhia de Pedestres”. Posteriormente, sob a Égide da República, passou a denominar-se “Força Pública”. Em 1934 a Força Pública foi transformada em “Força Policial Militar” e, em 1947 recebeu a denominação de “Polícia Militar”. Assim, o dia 05 de setembro foi instituído como data cívica do aniversário da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.

“É com grande orgulho que a Polícia Militar comemora os seus 182 anos de história, além de ser uma honra podermos agraciar pessoas que tenham prestado relevantes serviços à Segurança Pública e a nossa Polícia Militar”, frisou o comandante-geral da PMMS, coronel Waldir Ribeiro Acosta.