Fundtur MS promove curso de capacitação para gestores municipais de turismo

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, setembro 21, 2017 as 11:04 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Governo do Estado, através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) promove o Curso de Capacitação de Gestores Públicos Municipais de Turismo do MS. As aulas acontecem de 22 de setembro a 25 de novembro e serão realizadas no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo e no Sebrae-MS, em Campo Grande. São esperados representantes dos 79 municípios do estado.

Com a proposta de capacitar os municípios para uma gestão de qualidade em políticas públicas do turismo, qualificar os responsáveis pela formulação, planejamento e implementação de projetos turísticos e universalizar conceitos e rotinas da gestão pública do setor em todo o estado, a capacitação será executada com a parceria do curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Segundo o diretor-presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling, é importante nivelar as informações do turismo. “Grande parte dos gestores iniciou a gestão pública municipal há menos de um ano. Alguns estão sendo gestores públicos de turismo pela primeira vez, tem pouca experiência. Então, para facilitar o trabalho deles nas suas bases, para que eles consigam elaborar e encaminhar projetos com mais chance de apoio, é necessária essa capacitação. E para que as ações estaduais sejam mais bem executadas nos municípios, já que a ação é local, é importante esse nivelamento de informações para que não haja ruído entre os gestores e para que haja uma unidade de gestão entre as esferas governamentais”, ressalta.

Bruno lembra ainda que o curso não é só para os municípios que fazem parte do mapa da regionalização do turismo. “É fundamental que todos os gestores de todos os municípios participem, não só os municípios que estão no mapa da regionalização do turismo. Essa é uma oportunidade para aqueles que não estão no mapa darem mais um passo para o próximo mapeamento, além da oportunidade de terem mais embasamento para desenvolver boas ações de fomento do turismo, de criarem seus conselhos municipais e de começarem a elaborar seus planejamentos turísticos. Essa capacitação é tanto para o aperfeiçoamento quanto para o alinhamento das ações em prol do desenvolvimento do setor”, pondera.

O curso será dividido em 06 (seis) módulos: Fundamentos do turismo, Segmentação em turismo, Legislação do turismo e convênios, Políticas públicas para o turismo, Planejamento de projetos em turismo, Gestão empreendedora do turismo. As aulas serão presenciais, com exposição de conteúdos por professores e palestrantes e com uso de apostilas como material de apoio confeccionado pelos ministrantes. Haverá ainda a participação de convidados palestrantes do Ministério do Turismo, do Sebrae e da Fundtur.

A aula magna de abertura do curso terá a participação do diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, de representante da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e do SEBRAE/MS. Ao final do curso, os cursistas concluintes receberão um pen drive com todo o conteúdo ministrado no curso, além de um certificado expedido pela UEMS.

O município que ainda não se inscreveu pode entrar em contato com a Fundação de Turismo do MS através do telefone (67) 3318.7617, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Confira a programação de data e horário dos cursos:

Débora Bordin – Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS)