Reunião técnica discute plano de trabalho para a criação de entidade que representará Região Turística

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, novembro 22, 2018 as 09:59 | Voltar

Campo Grande (MS) - Nesta sexta-feira (23), municípios representantes da Região Turística Caminho dos Ipês participam da Reunião de Elaboração do Planejamento Estratégico da Região. Promovida pela Fundação de Turismo de MS (Fundtur/MS), a ação faz parte da Política Pública Estadual do Turismo. O evento acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no Auditório Pedro de Medeiros, em Campo Grande.

O objetivo do encontro é discutir com empresários, dirigentes municipais e do setor um plano de trabalho para a criação de uma entidade representativa da Região Turística que será responsável pela implementação de ações estratégicas de desenvolvimento dos territórios turísticos, com mais profissionalização das Instâncias de Governança Regional (IGR) e gestão.

Na oportunidade, será traçado o planejamento estratégico para a regulamentação da entidade com a orientação das consultoras do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Fernanda Helena Fedrigo e Fabrizia Valle da Costa.

Conforme o diretor-presidente de Fundtur, Bruno Wendling, este é mais um desdobramento do trabalho de fortalecimento das IGRs, o primeiro passo foi a contratação de profissionais para auxiliar as Regiões no início do planejamento. “Agora é a fase de formalização e criação de entidades que representem as Regiões Turísticas. Lideradas pela iniciativa privada, com o propósito de dar condições e continuidade às Políticas Públicas das Regiões para que no futuro possam captar recursos e gerenciar projetos, um passo importante para o desenvolvimento dos territórios turísticos”, destacou.

As Instâncias de Governança atendem uma das exigências do Ministério do Turismo para que os municípios possam integrar o Mapa do Turismo Brasileiro 2021. Esta ação baseia-se no Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo, que propõe a adoção do modelo de gestão descentralizada, com cooperação mútua entre as IGRs e o Estado. Fortalecendo e aumentando a eficiência do trabalho das IGRs para potencializar o desenvolvimento do turismo no Estado.

Os municípios que fazem parte da Região Turística Caminho dos Ipês: Campo Grande, Rio Negro, Corguinho, Rochedo, Jaraguari, Terenos, Dois Irmãos do Buriti, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Nova Alvorada do Sul.

Serviço:

Local: Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no Auditório Pedro de Medeiros.

Endereço: Rua Waldir Santos Pereira, S/N Parque dos Poderes

Raquel dos Passos, Assessoria de Imprensa da Fundação de Turismo de MS e Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.