Semana da Ciência e Tecnologia discute importância da matemática no cotidiano

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, outubro 25, 2017 as 12:24 | Voltar

Campo Grande (MS) - Aconteceu nesta quarta-feira (25) a abertura oficial da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNTC), em Campo Grande. Até segunda-feira (27) escolas, universidades e centro de pesquisas apresentam no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo trabalhos e projetos com foco no tema “A matemática está em tudo”. O evento chama a atenção para a importância da produção científica em várias áreas. Entre os expositores estão alunos de todo o Estado selecionados por meio dos núcleos educacionais.

A ação é organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e conta com o apoio de instituições que fazem projetos voltados para a pesquisa, como universidades, Embrapa, Fiocruz, Fundect e Fiems.

A abertura oficial da Semana da Ciência e Tecnologia contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja. A programação da Capital inclui visita aos estandes, mini palestras sobre temas atuais como mídias sociais e apresentações do show da química.

Quarenta e cindo escolas estaduais e municipais vão visitar os estandes e conhecer os projetos. Até agora 38 municípios estão cadastrados para participar do evento, mas o número deve aumentar até o início da próxima semana. Mato Grosso do Sul aparece em primeiro no ranking com mais atividades oferecidas, sendo 1.098 ações em 257 instituições até o momento.

Programação nacional

O maior evento de popularização da ciência da América Latina começou: a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece de 23 a 29 de outubro, em todo o Brasil. Realizada nacionalmente desde 2004, sempre no mês de outubro, a SNCT é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e conta com a colaboração de empresas e órgãos públicos, escolas, fundações de apoio, institutos de pesquisa, museus, universidades e secretarias estaduais e municipais. A proposta é que os eventos apresentem linguagem acessível, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem o público a aprofundar seu interesse.

A escolha do tema “A Matemática está em tudo!” baseia-se no fato de que a Olimpíada Internacional de Matemática e o Congresso Internacional de Matemáticos acontecem pela primeira vez no Brasil. Juntos, eles formam o Biênio da Matemática 2017-2018 e reforçam a SNCT 2017.

O intuito da SNCT é mostrar como a matemática faz parte do cotidiano das pessoas. Na economia, diversas operações financeiras dependem de modelos e equações.

Mato Grosso do Sul - Projetos

Projeto Contagiar III

Visa proporcionar ao aluno atividades atrativas, que aliadas ao conteúdo pedagógico de cada disciplina auxiliem efetivamente no aprendizado.

O software Educacional RB+Educativo é o primeiro produto a ser desenvolvido na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, por alunos do 6º do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Rui Barbosa. O Software dispõe exercícios e conteúdos das disciplinas: física, matemática, química, entre outras. A proposta é ensinar a calcular fórmulas apresentadas nos exercícios em menor tempo.

O software calcula diversas fórmulas como: valores do delta, raízes da equação do segundo grau, cálculo de perímetros, áreas de figuras planas, cálculo do IMC, seno, coseno e tangente, entre outros. Para o professor Gerenciador de Tecnologias e Recursos Midiáticos, Everton Luiz Borro, “o R+ ajuda os alunos a entenderem as matérias. Queríamos algo relacionado à área de educação e que atendesse a real necessidade de usuários específicos”.

Os alunos criadores do programa são Leonardo Dalla Barba, Lays Kauanny Ajala, Carlos Garcia, Maria Eduarda Nunes, Hellen de Almeida, Matheus Henrique Nunes e Isaac de Oliveira, estudantes do 6º ano ao 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Rui Barbosa, em Campo Grande sob a Coordenação do Profº Everton- Progetec.

O programa está em fase de desenvolvimento e será disponibilizada a primeira versão na 2º quinzena de novembro.

Grupo Minerva

O grupo busca despertar talentos para as áreas das ciências exatas e engenharias. Tornando o conhecimento científico, produzido na universidade, acessível aos estudantes da rede de educação básica de Campo Grande, partindo de pesquisas e materiais teóricos. `

O grupo de pesquisas e projetos tem o objetivo de popularizar a ciência, promover e adquirir conhecimentos por meio de pesquisas e exposições, estreitando o acesso das escolas à universidade.

Os visitantes do evento poderão conferir as experiências dos estudantes no estande, o estudante Pedro Arfux do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), desenvolveu e programou um robô que num piscar de olhos resolve um cubo mágico, um quebra cabeça tridimensional com quadrinhos coloridos que, para muita gente, permanece um mistério mesmo após anos de tentativas. O projeto que envolve noções de matemática, física e programação levou um mês para ficar pronto, já o robô foi montado em um dia.

No estande Minerva ainda estão sendo apresentados softwares com jogos matemáticos, instrumentos de cálculo (ábaco) e matemática nas construções (arquitetura) e cotidiano.

UFMS - PET

Acadêmicos do 6º semestre de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) desenvolveram um protótipo para o carregamento de uma luminária de emergência. Com uma bicicleta, uma correia, um alternador e uma bateria comum, o protótipo produz eletricidade através da energia mecânica. O dispositivo carrega a bateria após alguns minutos de pedalada. Outros projetos também estão sendo apresentados pelos universitários durante o evento.

Miranda - Aeromodelos

Projetados e montados por uma equipe de alunos e por professores da Escola estadual Carmelita Canale Rebuá, localizada em Miranda, alguns protótipos de aeronaves (aeromodelos) estão sendo apresentados na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, no estande de Aquidauana. Quinze alunos estão integrados aos projetos. As composições dos modelos são feitas com materiais recicláveis.

O projeto foi desenvolvido por alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Os alunos Gabriel Augusto dos Valles, Joel Simões Pedrogan e Juarez dos Santos, disseram que, durante o projeto, foram feitos três protótipos e que em cada fase, barateava-se os elementos do aeromodelo. O protótipo foi feito com bandejas de frios, raios de bicicletas e o motor, com o leitor de CD de um computador.

Aquidauana - Robótica

Um grupo de alunos da Escola Estadual Professora Marly Russo Rodrigues, de Aquidauana, desenvolveu um robô que identifica através de sensores as cores preto e branco, que com a leitura da pista desenvolvida numa maquete consegue fazer o caminho para cumprir a prova. Carinhosamente chamado de bebê link, a criação foi premiada com a medalha de inovação na Robótica, no evento Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) deste ano.

Raquel dos Passos- Assessoria de Comunicação do Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.