O Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo realizou de outubro de 2024 a janeiro de 2025 um laboratório em formato híbrido (presencial e online) para a implantação do programa de gestão de resíduos "+Sustentavel". A iniciativa tem o intuito de promover uma gestão inovadora, inclusiva, digital, verde e moderna, estando alinhada com as metas da Agenda Global da ONU até 2030 além de atender ao Decreto nº 15.543 de 9 de novembro de 2020, que estabelece diretrizes para práticas sustentáveis no âmbito da Administração Pública Estadual e dando ênfase à responsabilidade ambiental.
Na prática, o laboratório implantou a coleta seletiva destacando a necessidade de treinamento e supervisão dos profissionais envolvidos. O descarte correto abrangeu as fases do pré-evento, evento e pós-evento.
O programa mensurou a quantidade de lixo destinado corretamente atuando como gerador do processo da reciclagem e da compostagem do lixo orgânico. O processo resultou na produção e doação de adubo orgânico e de sabão sustentável preparado a partir do óleo gerado nos eventos, além de estimular a preservação da água. Teve como estratégia minimizar o desperdício buscando fazer o máximo uso dos recursos disponíveis, adotando utensílios biodegradáveis e reduzindo o uso de plásticos descartáveis.
O programa "+Sustentavel", desenvolvido em parceria com a DuBem Sustentável, gerou resultados positivos:
Em eventos com até 500 pessoas foram gerados 1 tonelada de resíduos recicláveis, 60 kg de adubo orgânico e preservação de 250.000 litros de água.
Em eventos com até 1000 pessoas foram gerados 1,85 toneladas de resíduos recicláveis, 150 kg de adubo orgânico e preservação de 500.000 litros de água.
Em eventos com até 2000 pessoas foram gerados 3 toneladas de resíduos recicláveis, 200 kg de adubo orgânico e preservação de 750.000 litros de água.
“Buscando uma gestão eficiente de resíduos conseguimos implementar um sistema robusto para a separação e coleta adequada, com enfoque no consumo consciente e no descarte responsável. Além de reduzir o impacto ambiental, essas ações fomentam a economia circular e o impacto social, atuando como agentes transformadores de novos hábitos, condutas e valores que estimulam a qualidade de vida de cada cidadão e do seu meio ambiente”, finalizou a gerente do Centro de Convenções, Fabiana Azambuja.
Antes:
Depois:
Publicado por: Gisele Guedes Colombo