O Comitê Gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE-MS) desta quinta-feira (10) a nova classificação do mapa de risco para infecções por covid-19 nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
Por causa da superlotação nos hospitais, que registram taxa de ocupação global de leitos de UTI/SUS acima dos 90% nas quatro macrorregiões de saúde do Estado (Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas), o Prosseguir decidiu subir os municípios de bandeira para um nível de coloração acima do vigente.
A bandeira cinza do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) inclui Campo Grande, com liberação de funcionamento somente das atividades essenciais. Conforme a deliberação do Comitê Gestor do Prosseguir, os eventos estão classificados como serviço não essencial de alto risco e os eventos culturais e de lazer, teatros, espaços de eventos fechados, feiras de negócios e exposições como não recomendados. Ficando assim, os eventos suspensos em caráter excepcional, conforme o novo mapa situacional do Prosseguir entre os dias 11 a 24 de junho, neste Centro de Convenções.
Medidas mais rígidas
A deliberação do Prosseguir divulgada hoje ainda traz a nova classificação das atividades e dos serviços, por faixa de risco, considerados essenciais, não essenciais de baixo risco, não essenciais de médio risco, não essenciais de alto risco e não recomendados. Veja aqui.
Com a modificação, o bandeiramento de cada cidade vai determinar o funcionamento das atividades econômicas. Confira:
- Bandeira cinza: podem funcionar apenas as atividades essenciais;
- Bandeira vermelha: permite o funcionamento de atividades essenciais e não essenciais de baixo risco;
- Bandeira laranja: podem funcionar atividades essenciais e não essenciais de baixo e médio risco;
- Bandeira Amarela: permite o funcionamento de atividades essenciais e não essenciais de baixo, médio e alto risco.
Nesse período, a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) vai ampliar a fiscalização do cumprimento das regras através das forças policiais (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros).
Veja aqui a nova classificação do Prosseguir MS
Raquel dos Passos, CCONV
Publicado por: Lauralice Ramires Nunes