Representantes de 10 países estão em MS para discutir e delinear o Wildfire 2019

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, março 7, 2018 as 12:23 | Voltar

Campo Grande (MS) - Representantes de 10 países (além do Brasil) estão em Campo Grande entre os dias 7 e 9 de março para discutir e delinear o formato da Conferência Internacional de Combate a Incêndios Florestais – Wildfire 2019, o maior evento mundial do gênero. O evento vai acontecer no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em maio do próximo ano.

O Comitê Internacional Organizador é composto por representantes dos Estados Unidos, Canadá, Panamá, África do Sul, Espanha, Austrália, Chile, Alemanha, Japão e Panamá, além do Brasil.

A Conferência Internacional de Combate a Incêndios Florestais – Wildfire – visa a preservação e uso sustentável do meio ambiente mundial. Para tanto vai reunir as partes envolvidas na gestão de incêndios florestais e seus campos relacionados, como silvicultura, clima e meteorologia, ecossistemas, desastres e segurança e saúde humana. Os participantes partilharão conhecimentos e experiências sobre a metodologia de gestão de incêndios e debaterão estratégias para o reforço da cooperação internacional.

A reunião aconteceu nesta quinta-feira (7), no Centro de Convenções e reúne técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul(Fundtur), do Ibama -Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e a Secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Nilde Brun.

Termo de Cooperação Técnica

Nesta sexta-feira (9) o grupo será recebido pelo governador Reinaldo Azambuja, quando assinam um Termo de Cooperação Técnica que encaminha os preparativos para a realização do WildFire 2019 em Campo Grande. Em nível estadual, a organização do WildFire 2019 está sob responsabilidade da Semagro, através da Fundação de Turismo e do Institudo de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul); a Superintendência Estadual do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), e a Prefeitura de Campo Grande.

Estão em Campo Grande os membros do Comitê: Gordy Sachs, chefe do Gerenciamento de Serviço de Combate a Incêncio Florestal e Aviação dos Estados Unidos; Kim Connors, diretor executivo da Agência Internacional de Combate a Incêndio Florestal do Canadá; Bill DeGroot, do Programa de Pesquisa sobre Incêndio do Serviço Florestal do Canadá; Elsa Enriquez Alcalde, do Serviço de Combate a Incêndios Florestais do Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da Espanha; Val Charlton, diretor geral de Kishugu, África do Sul; Patricio Sanhuza, gerente do Departamento de Desenvolvimento e Pesquisas para Combate e Gerenciamento de Incêndios Florestais da Corporação Florestal Nacional do Chile; e Pieter VanLierop, Oficial Florestal do Grupo de Pesquisas Naturais, Gerenciamento de Riscos e Mudanças Climáticas da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).