Reunião técnica debateu Agricultura Familiar entre estado e municípios

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, fevereiro 28, 2018 as 14:13 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar em Mato Grosso do Sul foi tema de encontro nesta quarta-feira (28), em Campo Grande. A reunião técnica realizada pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) reuniu secretários e prefeitos de vários municípios no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar’, o secretário-adjunto da Semagro, Ricardo Senna, representou o governador Reinaldo Azambuja e abriu os trabalhos ressaltando a importância do setor para o Governo do Estado. “Nós temos feito um governo em prol da Agricultura Familiar, que compreende 70 mil famílias hoje no Estado e responde por sete de cada 10 empregos gerados no campo, além de 50% dos produtos da cesta básica na mesa do sul-mato-grossense”.

Aproveitando o encontro técnico, Senna lembrou que o Governo do Estado deve fazer um trabalho de apoio. “Essa reunião acontece assim por que nós entendemos que é necessário o diálogo e a troca de conhecimento entre as instituições para que possam apoiar as prefeituras na aprovação das políticas de fomento à Agricultura Familiar”.

A ação realizada hoje é articulada pelo CEDRS/MS (Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável), coordenado pela Semagro e conta com apoio das vinculadas, Agraer e Iagro, além das DFDA/MS (Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Mato Grosso do Sul), INCRA, o SEBRAE e SENAR.

Atualmente Mato Grosso do Sul tem Conselho Municipal de Desenvolvimento Regional Sustentável em 43 cidades, mas há um esforço por parte do Governo do Estado para que esse número chegue aos 79 municípios.
O ex-presidente da Agraer e atual deputado estadual Enlevo Felini, citou os avanço da Agricultura Familiar em todos os municípios do Estado, que hoje vendem para órgãos públicos e entidades, gerando emprego, incentivando o setor e ajudando as famílias. “Sei da capacidade do corpo técnico das equipes e caminhamos para uma positividade. Isso por que hoje temos um governo olhando à agricultura familiar como nunca antes”.

O secretário executivo do CEDRS/MS, Carlos Gonçalves ressaltou que a reunião técnica acontece pra nivelar sobre as políticas públicas desenvolvidas no Estado e o evento conta com a participação de cada um, com suas ações. O CEDRS é responsável por promover a articulação e a cooperação institucional para integração das políticas públicas.